No mundo profissional competitivo de hoje, a humildade intelectual se destaca como uma qualidade essencial para profissionais de todos os níveis e tempo de experiência.

Aprendi, ao longo dos meus 17 anos de XP e quase 20 de mercado financeiro, como essa qualidade admirável só impulsiona as pessoas para o sucesso. Algumas vezes, aprendi vendo o que não fazer, através de anti-exemplos, mas as lembranças mais marcantes são dos exemplos de grandes pessoas sendo humildes, e isso sempre me inspirou!

O que é mesmo ser humilde?

Humilde é uma pessoa grande que trata todas as outras como se fossem maiores!

Sim, um bom começo para a definição, mas não para por aí! É tão bonita a lista, que não custa lembrar mais sinais de humildade:

  • Ouvir atentamente ao outro
  • Respeitar e tratar todos com igualdade
  • Reconhecer erros
  • Ser grato
  • Saber pedir ajuda e aceitar
  • Reconhecer e valorizar os outros

E o que é a humildade intelectual?

É a capacidade de reconhecermos que não sabemos tudo e que sempre há espaço para aprender a crescer. Pode ser aprender em um mergulho interno, através do autoconhecimento ou ainda…

…espertos, rápidos e humildes, aqueles que aprendem com tudo que vivenciam e com as experiências dos outros também!

Na clássica fábula da tartaruga e da lebre, minha história favorita de ninar (contada sonolentamente por meu pai, em quase todas as noites da minha infância), a lebre, confiante em sua velocidade, acaba perdendo uma corrida para a tartaruga, que com sua persistência e humildade, chega à linha de chegada antes! Mesmo sendo a lebre, naturalmente, muito mais rápida do que a tartaruga, e a mais propensa à vitória!

A fábula nos ensina que a humildade nos mantém focados em nossos objetivos, e nos mantém em ação, rumo aos objetivos, mesmo diante dos desafios e adversidades.

São frutíferos sinais de humildade intelectual:

  • Estar aberto a ouvir outras opiniões e as vezes até mudar a própria!
  • Estar aberto a ouvir críticas construtivas
  • Reconhecer quando pode aprender mais
  • Reconhecer necessidade de mudanças em seus próprios comportamentos

Você reconhece quando precisa de ajuda, independente de sua experiência?

Se você respondeu sim, “tiro meu chapéu para você”!

Ser um pouco “tartaruga”, com a cabeça no lugar, sem regalias de cochilo no meio do caminho, por excesso de confiança, mantem nossa humilde, foco e aprendizado contínuo em dia!

Faz sentido para você? Falo mais sobre isso no meu livro O Mínimo Esforço: https://a.co/d/792DT2m

E até a próxima edição! 😃