Lendo o livro do João Kepler, semanas atrás, me deparei com uma frase que até publiquei aqui:

“Um empreendimento com excelência em gestão poder não ser aquele que cresce mais rápido no começo, mas será aquele que crescerá mais e melhor no médio prazo.” João Kepler e Thiago Oliveira – do livro Os segredos da gestão ágil por trás das empresas valiosas.

Não quero aqui falar de gestão ágil não, vamos só começar por gestão e seus desafios! Na linha do básico bem feito que sinto tanta falta!

Encontro e converso com muitos líderes e gestores sofrendo em seu dia a dia porque gostariam de ver melhores resultados e performance de seus times e não sabem por onde começar. Se sentem perdidos, por já terem tentado de tudo, mas não veem resultados efetivos.

Dores como:

  1. Falta de resultado constante e estável
  2. Falta de engajamento e motivação da equipe
  3. Falta de qualidade/padrão de atendimento
  4. Dificuldade em treinar e desenvolver o time
  5. Falta de processos estruturados

Meu primeiro convite à reflexão sempre  é: como está seu nível de gestão? Pergunta nada trivial e que já traz certo incômodo no ato da autorreflexão. O que já parte do processo de desenvolvimento, pois é no desconforto que crescemos. Criei um questionário/diagnóstico que ajuda a responder qual o nível de gestão dos líderes, mas mesmo sem aplicá-lo, já vejo benefício apenas no impacto que a pergunta causa.

Isso tudo porque é no líder que a performance começa, no desafio árduo de praticar gestão diariamente. E olha que isso dá trabalho, dá muito trabalho, suor extremo, eu diria. O líder faz gestão com trabalho pesado, seria mais fácil se ele não precisasse fazer, mas desconheço gestor que, ao não fazer gestão, prosperou.

É na gestão que começa o jogo ganho e na operação que se finaliza o jogo com vitória.

Claro, tudo após ter a certeza de se ter no time as pessoas certas, alinhadas com a cultura do negócio.

Então para aqueles que estão vivendo os desafios de liderar equipe ou projetos, se faça esta pergunta e pense o que vem à cabeça de prontidão. Avalie se você pode desenvolver e aperfeiçoar seu nível de gestão.

Acredite, fazer gestão é algo insubstituível no papel do líder e melhor amigo do resultado!

E para aqueles que tem líderes que praticam gestão ativamente, sejam gratos, pois aqui provavelmente está teu melhor aliado (a) na construção de teus sonhos!

Como está seu nível de gestão? E do teu líder?

Comente!