Imagine que você está no comando de uma equipe de alta performance em um time de futebol. Você pode ter a estratégia de jogo mais sofisticada e um elenco talentoso (qualidade), mas se não houver um treinamento intenso e frequente e jogadores correndo pelo campo com a bola nos pés ou dando passes dinâmicos (esforço), o time não vai chegar ao topo da tabela.
Você pode ter o melhor plano de ação, o melhor discurso, a melhor abordagem, mas se não aplicar isso com a frequência e energia necessárias, os resultados serão limitados. Imagine um time de futebol que treina uma vez por semana versus um time que treina todos os dias. Quem você acha que estará mais preparado para vencer os jogos?
A intensidade é a quantidade de esforço diário que fortalece suas habilidades, enquanto a qualidade é a estratégia que garante que cada movimento seja eficiente. A verdadeira excelência vem da combinação dessas duas forças. Sem treino/esforço constante, mesmo a melhor estratégia não será eficaz. Sem uma boa estratégia, o treinamento pode se tornar um esforço sem direção.
Considere um executivo de vendas que realiza uma reunião por semana versus outro que realiza cinco reuniões por semana, cada uma com um pitch bem afinado e adaptado ao cliente. Quem você acha que terá um desempenho superior?
A questão não é escolher entre qualidade e intensidade, mas sim integrar ambos para alcançar o sucesso. Mas se eu tivesse que optar por uma, escolheria a intensidade. Por quê? Porque a prática consistente refina suas habilidades e aprimora seus discurso, de alguma maneira, nem que seja pela repetição. A quinta reunião é sempre mais produtiva que a primeira, assim como a décima chamada é mais eficaz que a inicial. A verdade mesmo é que a primeira conexão com cliente é muito mais desconfortável também que a quinta! O medo da rejeição ou sensação de estar incomodando quem está do outro lado da linha é muito maior na primeira ligação ou reunião do que nas seguintes. E por isso, muitas vezes encontro profissionais comerciais que preferem fazer primeiro o que é mais confortável, atividades operacionais, ler e-mails, ler notícias entre outros, ao invés de fazer aquilo que mais gera resultado, em primeiro plano: contatar prospects e clientes.
Acredite, se você fizer o que é desconfortável várias vezes, vai se tornar mais confortável, porque você vai dominar a situação, sua conversão aumentará e você será tomado pela coragem de executar e realizar. Dopamina no cérebro será ativada, ligação a ligação, desde que você conte seus esforços, conscientize sobre eles.
Não diga que você não mede esforços, pelo contrário, meça, pela sensação de realização, sensação de estar, um esforço por vez, mais perto do seu objetivo. Isso é trabalhar com método racional, lógico e pragmático, que vai te tirar do lugar da ação emocional, para o lugar da ação racional.
No meu livro “O Mínimo Esforço”, revelo um método comercial estruturado com base em 17 anos de experiência na XP Investimentos, mostrando como você pode combinar intensidade e qualidade de maneira eficaz. Conheça um planejamento claro, uma execução precisa e um acompanhamento contínuo para alcançar o sucesso.
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Desejo a todos muita intensidade e qualidade no dia-a-dia comercial! E resultados como consequência óbvia!
Bom trabalho!