Hoje vamos abordar uma dor que muitos profissionais sentem e dividem comigo: sentir-se pouco valorizado (a) no ambiente de trabalho.

A pessoa é produtiva, tem entregas consistentes, vem sendo bem avaliada nos ciclos de performance, mas sente que a remuneração não vem acompanhando o nível de suas entregas. O que fazer? É hora de procurar novas oportunidades no mercado?

Está na hora, de antes de mais nada, cuidar da sua carreira e da sua imagem pessoal. Fortalecer seu nome. Isso tudo para necessariamente ir para outra empresa, ir para o mercado? Não necessariamente, muitas vezes para você ser, internamente, na sua atual empresa, mais percebido(a) e ouvido (a)!

Então vamos lá, o que seria olhar para Carreira?

  • Visão ampliada: Construir uma visão clara de onde você quer estar, o que quer fazer, pelo que quer ser reconhecida, independente de cargo. Expanda sua visão para toda a sua carreira, como uma longa jornada, sempre maior do que apenas sua atual função. Garanta, então, que suas ações, conhecimentos e atitudes se conectam com isso. Qual seu sonho grande profissionalmente falando? Por qual marca você quer ser lembrado (a)?
  • Valorize sua jornada até aqui, qual seu lugar de fala e como você o utiliza para crescer profissionalmente? Como usa isso para ser útil ao crescimento da empresa também? Muitas vezes esquecemos quem somos e de onde viemos, resgatar isso te fortalece! Tenho certeza que você tem incríveis histórias de superação, em que você aprendeu muito, mas nunca contou para ninguém, nem para você mesmo (a) em voz alta! Fica guardando para você achando que não valem grande coisa aos outros, mas pessoas compram pessoas, suas histórias e seus aprendizados!
  • Quais suas fortalezas? Aquilo em que você é muito bom, aquilo pelo que as pessoas te procuram quando precisam, se lembram de você, por esta especialidade?

E assim já começamos a seguir para o desenvolvimento de marca pessoal, que também, naturalmente, precisa carregar muito de seus pontos fortes!

Apresente-se para o Mundo:

  • Marca Pessoal: Sua imagem profissional é sua marca. Outro dia assistindo a uma palestra da Darla Sierra, achei muito interessante quando ela disse que você precisa construir nome e sobrenome e que eles devem chegar antes de você as reuniões! Desenvolva e cultive uma marca pessoal que reflita sua verdade, não apenas seu papel atual.
  • Networking: Conecte-se com outros profissionais. Networking eficaz pode abrir portas para oportunidades que valorizem seu verdadeiro potencial. Converse mais internamente na empresa, agende tempo para isso, estas trocas são importantes e ajudam você a se posicionar.

Ações Práticas para Mudança:

  1. Feedback: Busque feedback de pessoas com quem você troca bastante no ambiente profissional, sobre seus comportamentos e competências no geral e como elas podem ser aplicadas em novos contextos.
  2. Educação Continuada: Invista em aprendizado e desenvolvimento contínuos para ampliar suas habilidades e valor no mercado.
  3. Projetos Pessoais: Engaje-se em projetos que demonstrem sua paixão, elevando sua visibilidade no mercado.
  4. Cuide de sua imagem nas redes sociais: Construa algo que fale verdadeiramente sobre você. Algo que tenha estratégia por trás, se você pode usar esta ferramenta a seu favor, porque não? Às vezes será lá, o primeiro lugar pelo qual seus colegas e líderes verão mais sobre sua forma de pensar e se posicionar!

Finalmente, lembre-se: sua carreira é uma jornada longa e seu cargo atual é apenas uma etapa. Focar em autoliderança e desenvolver sua performance pode não apenas aumentar seu valor no mercado atual mas abrir novas portas para o futuro.

Como você está construindo sua marca pessoal e expandindo sua visão de carreira? Compartilhe suas experiências e vamos crescer juntos.

Até a próxima, e que sua jornada profissional seja repleta de reconhecimento e sucesso!

#autoconhecimento #autoliderança #performance #desenvolvimento #marcaPessoal #networking #carreira #ominimoesforço #ometododosesforços